Um novo olhar...

Estudando um pouco sobre território, foi proposto um trabalho sobre etnografia. Nesse trabalho iriamos individualmente ou em dupla, observar um território e comentar a respeito do que conseguimos visualizar no período de observação. A etnografia é uma metodologia onde o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinado grupos sociais, no caso da minha dupla, fizemos a observação da área de alimentação que se encontra dentro da praça Camacan. Observamos durante algumas horas no período de três dias, o comportamento das pessoas que iam até a praça para se alimentar, fazendo ligação com alguns textos estudado em sala de aula. O interessante desse trabalho é que após parar para observar com um olhar crítico, automaticamente, em qualquer lugar que eu passo, eu começo a observar os indivíduos e começo a pensar principalmente no texto que estudamos falando sobre interação social (livro "Aprendendo a pensar com sociologia" de Bauman, que com certeza com mais tempo irei ler por completo porque achei muito interessante). Esse trabalho no meu ponto de vista foi muito produtivo, principalmente porque outras pessoas fizeram a observação na mesma praça em que eu, e tirou conclusões diferentes de um mesmo território. Achei que esse trabalho foi crucial na minha vida acadêmica pois abriu a minha mente para diversos assuntos, não só esse trabalho, como o componente de uma maneira geral.

Comentários

  1. Sem dúvidas foi uma experiência bastante interessante. E com certeza iremos identificar mais facilmente os diversos territórios que existem ao nosso redor, os quais possuem peculiariadades que passam despercebidas aos nosso olhos.

    ResponderExcluir
  2. Esse trabalho de campo foi muito bom mesmo. Perceber os diferentes olhares dos nossos colegas para os mesmo lugares foi muito legal. Cada uma percebe o lugar de uma forma! Excelente texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Componente: Campo das Artes: Saberes e Práticas - Viajem para Salvador

Componente: Introdução ao Raciocínio Computacional - Labirinto